Sebrae/PR

Ferramenta digital auxilia na viabilidade financeira de um novo negócio

Plataforma Viabilidade Financeira ajuda empreendedor a chegar ao ponto de equilíbrio de uma ideia de negócio

Abrir o próprio negócio tem figurado nas primeiras posições entre os sonhos dos brasileiros, sobretudo após a crise econômica. Dados da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2017, do Sebrae, apontam que mais de quatro entre dez pessoas (46,4%) “reconhecem a existência de boas oportunidades de negócio em um horizonte de seis meses”. Mas a primeira pergunta que surge nesse sentido é: a ideia é viável financeiramente? 

“Percebemos pelo atendimento nos canais digitais do Sebrae/PR, que esse é um questionamento recorrente entre quem deseja tirar uma ideia de empresa do papel. Assim, desenvolvemos o Viabilidade Financeira, uma ferramenta digital rápida para responder essa dúvida de maneira muito simples”, explica a consultora da Unidade de Atendimento Digital do Sebrae/PR, Adriana Schiavon Goncalves. 

Em apenas sete dias, 1,5 mil potenciais empreendedores acessaram a ferramenta (www.sebraepr.com.br/viabilidade), para simular a viabilidade do negócio. Com versão mobile (77% dos clientes acessaram via celular), layout moderno, linguagem simples e autoexplicativa, a plataforma traz campos para que a pessoa preencha as respostas a quatro questões básicas. A primeira pergunta a ser respondida é o setor da ideia de negócio: indústria, serviços, comércio ou comércio e serviços juntos. 

Depois, o empreendedor precisa simular quanto espera vender em um mês. É possível acrescentar itens diversos, estimando custo de execução, preço de comercialização e quantidade, além de custos com funcionários e sobre vendas. O regime tributário (MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido) em que se pretende operar também é uma informação importante, que a ferramenta ajuda a decidir. "A própria plataforma traz explicações de quanto o empresário vai recolher em cada um dos regimes, é bem didático e facilitado", acrescenta Adriana. 

Com base nessas informações, a ferramenta identifica as quantidades mensais necessárias de produção/execução e venda, para que o negócio seja viável financeiramente. O Viabilidade Financeira identifica o ponto de equilíbrio daquele negócio, que é o valor ou a quantidade que é preciso vender para cobrir o custo das mercadorias, as despesas variáveis e as despesas fixas. É possível salvar os dados, enviá-los por e-mail, e recomeçar a simulação, com outras ideias de negócios. 

“O Viabilidade Financeira não traz uma resposta definitiva, mas é um primeiro passo, um ponto de partida, para colocar o nosso cliente no caminho do sucesso. Uma vez identificada a viabilidade, ele pode entrar em contato conosco para acessar todas as demais soluções que oferecemos aos candidatos a empresários”, ressalta a consultora do Sebrae/PR.

 

 
 
Informações para a imprensa:
 
Adriano Oltramari – (41) 3330-5895 - www.pr.agenciasebrae.com.br
 

 

 

 

Tags: Sebrae/PR