Ivaiporã

Grupo de entidades fomenta ações ligadas à inovação no Vale do Ivaí

O Inovale é uma iniciativa do Sebrae/PR, Prefeitura de Ivaiporã, Incubatec, Emater, IFPR, Univale, Fatec e Fecomércio PR

Incentivar o empreendedorismo e contribuir com o desenvolvimento econômico e social de Ivaiporã, no Vale do Ivaí, por meio do incentivo à criação de startups e de um ambiente sólido para a inovação. Estes são alguns dos objetivos do Inovale, grupo formado por entidades e instituições de ensino como Sebrae/PR, Prefeitura de Ivaiporã, Incubatec, Emater, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (Univale), Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí (Fatec) e Fecomércio PR. 

A consultora do Sebrae/PR Joelma Barbosa Katto explica que as ações do grupo visam integrar as entidades de desenvolvimento com as universidades e o mercado para melhorar a competitividade das empresas locais, gerar emprego e renda, ampliar o capital intelectual dos empreendedores por meio do acesso ao conhecimento produzido nas instituições de ensino superior. 

Uma das primeiras atividades realizadas pelo grupo em 2019 foi a palestra “Antes feito que perfeito”, em 7 de maio, que reuniu 120 estudantes no auditório do Sesc/Senac. Na ocasião, o empreendedor, líder da comunidade de startups RedFoot e co-fundador da Adeliveria, Marlon Pascoal, contou a sua experiência, assim como os desafios e conquistas na criação de um aplicativo para delivery de comida em Londrina que, posteriormente, foi vendido para o iFood. 

A programação se estenderá durante todo o semestre. Neste mês de maio, o tema inovação será discutido por meio de painéis realizados nas instituições de ensino nos dias 16, no IFPR, 20, na Fatec, e 30, na Univale. “Queremos estimular a cultura e o conhecimento tecnológico e incentivar que os estudantes transformem ideias em oportunidades de negócio quando chegarem ao mercado”, destaca Joelma. 

A diretora geral do IFPR Campus Ivaiporã, Anna Michella Arruda, lembra que o instituto já desenvolve um trabalho focado em pesquisa, extensão e inovação e a participação no Inovale fortalece as ações realizadas internamente. Para ela, a atuação do Sebrae/PR é importante no sentido de incentivar o empreendedorismo entre os alunos e mostrar que as ideias deles podem se transformar em negócios.  “Além de uma mesa redonda para discutir tecnologia, inovação e seus impactos na sociedade, no dia 16 teremos uma olimpíada de robótica”, adianta. 

Na avaliação do diretor geral da Univale, Eduardo Augusto do Rosário Contani, o mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico e é fundamental acompanhar as mudanças e preparar os estudantes para esse novo cenário. “Temos que pensar em inovação atrelada ao conceito de empreendedorismo. Só imaginar não adianta, é preciso colocar a ideia em prática”, analisa. Para ele, é necessário mudar o mindset e a universidade tem incentivado os alunos através das empresas juniores e do incentivo à elaboração de planos de negócios. 

A parceria e a atuação junto ao Inovale são muito importantes para a Fatec, segundo a diretora da faculdade, Grasiéla Nogueira. “Nossos alunos que, em breve, serão inseridos no mercado de trabalho, precisam estar antenados e integrados com as instituições que fomentam o empreendedorismo. Queremos que a semente plantada na academia cresça e se desenvolva”, argumenta.