Mercado

Empresas ganham competitividade com o Selo Alimentos do Paraná

Programa que busca melhorar a segurança alimentar e a excelência em gestão está recebendo inscrições para edição 2019

Empreendimentos que produzem e comercializam alimentos e bebidas na região sudoeste do Paraná estão ganhando competitividade ao participarem do Programa Selo Alimentos do Paraná. A iniciativa estimula as micro e pequenas empresas a melhorarem seus processos de produção, resultando em mais qualidade dos produtos e possibilitando, assim, acesso a novos mercados. 

O Programa deve fechar 2018 com 230 participantes em todo o Paraná, 30 deles do Sudoeste. Na região, aqueles que aceitaram o desafio agora colhem os resultados. É o caso da Alimentos 3 Palmeiras, que produz pães e bolos em Francisco Beltrão. A empresa aderiu ao Selo Alimentos do Paraná no início deste ano e obteve a certificação em agosto passado. 

“O maior benefício foi a melhora nos processos internos e o ganho na qualidade dos produtos ao adotarmos as boas práticas de fabricação”, conta Everaldo Paulo Netto, sócio -administrador da empresa beltronense. 

O empresário relata que estar no programa auxiliou na mudança para a nova fábrica, que começou a operar em abril deste ano. “Montamos a estrutura de acordo com a legislação vigente e também com as exigências do Selo Alimentos, o que acabou antecipando alguns projetos”. 

Além de melhorar processos, a Alimentos 3 Palmeiras também se beneficiou de outra ação do programa, as rodadas de negócios. “Estivemos na rodada de Cascavel, em setembro, e tivemos acesso a 30 novos clientes em potencial”, completa Netto. 

O frigorífico Frispar, de Marmeleiro, também conquistou o Selo Alimentos do Paraná, por três anos consecutivos. “A participação no programa ajuda na questão da qualidade, na preparação para outras auditorias, como do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Adapar”, comenta Giovana Tolotti Müller, sócia-administradora da empresa. 

Giovana salienta que na auditoria da qualidade feita pelo Tecpar, em julho passado, o frigorífico teve 100% de aprovação e os consumidores já perceberam a diferença. “Tivemos um aumento de 30% nas vendas, de 2017 para este ano”, afirma a empresária. 

Foco em 2019

Alyne Chicocki, consultora do Sebrae/PR, destaca que a edição 2019 do Programa terá oficinas de excelência em gestão e monitoramento da produção de qualidade nas indústrias de alimentos e bebidas, além de rodadas de negócio e missões técnicas para feiras de inovação e tecnologia do setor. 

“As tendências do mercado de alimentos e bebidas apontam que os clientes querem uma comunicação clara e honesta dos processos de produção dos alimentos que estão em suas mesas. O Sebrae/PR é parceiro das indústrias de alimentos e bebidas para prepará-las para esse mercado exigente e desafiador, mas cheio de oportunidades”, pontua Alyne. 

Um evento para apresentar as novidades do Selo Alimentos do Paraná aos empresários do setor aconteceu no dia 29 de novembro, em Francisco Beltrão. Quarenta empresas de alimentos e bebidas da região participaram do encontro, que abordou as tendências do setor e os respectivos impactos nos hábitos dos consumidores. 

Inscrições abertas

Realizado pelo Sebrae/PR, em parceria com a Fecomércio PR, Fiep, Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Programa objetiva a melhoria de processos produtivos, aprimoramento da qualidade e boas práticas de gestão em empreendimentos de micro e pequeno porte do segmento de alimentos e bebidas, dentro do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Todo o processo tem como avaliador o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). 

Os empresários interessados em participar da edição 2019 do Selo Alimentos do Paraná podem agendar uma conversa com a consultora Alyne Chicocki, pelo telefone (46) 3220-1254 ou por e-mail (achicocki@pr.sebrae.com.br). 

 

Assessoria de Imprensa Regional Sul: Antônio Menegatti - (46) 99912-9002
Adriano Oltramari – (41) 3330-5895 - www.pr.agenciasebrae.com.br
 

 

Tags: Sebrae/PR, Selo Alimentos do Paraná